quinta-feira, 15 de setembro de 2011

RESULTADO COM SERVIÇO !

Muito tem se falado nos termos infraestrutura com serviço, software como serviço, plataforma como serviço enfim, para se designar a modalidade de utilização de recursos de informática nas empresas sem a necessidade de se ter uma estrutura própria. Mais recentemente o conceito de Cloud Computing ou computação na nuvem tem frequentado as mesas dos gerentes e diretores de TI das Empresas. Há alguns anos que venho atuando como Gestor de Tecnologia de Informação de empresas de Grande porte tanto como Gerente quanto em nível de Diretoria. Um ponto que sempre me preocupou foi o fato de que para se obter um serviço era necessário se envolver com a aquisição de equipamentos, softwares, profissionais qualificados enfim. Mas de fato o que eu queria era o resultado disso tudo. Se eu estava tendo problemas, por exemplo, com o recebimento de muitos emails indesejáveis, eu queria uma solução para o problema. Mas para ter essa solução eu tinha que fazer todo o trabalho. Comprar equipamento, software, etc. Mas eu queria apenas resolver meu problema. "Não receber mais email indesejáveis". O mesmo acontecia quando eu precisava resolver um problema de contingencia em minhas instalações de TI. Eu tinha que montar um datacenter alternativo, como contingencia. Mas eu não queria mais uma estrutura complexa de servidores, sala climatizada, cabeamento, ar condicionado etc. Eu queria apenas poder continuar operando caso houvesse algum problema com meu datacenter principal.
O conceito de Infraestrutura como serviço bem como de software como serviço veio resolver este problema. Ou pelo menos colocar uma alternativa para resolver o problema sem gerar tantos novos problemas.
A questão se tornava delicada, no entanto, quando analisávamos os custos e levávamos o assunto para a área financeira da empresa. Porque neste momento entrava a cultura dominante na definição do que é um bom negocio em termos financeiros. A comparação entre comprar e contratar. Afinal comprar os equipamentos e fazer a gestão dos serviços acabava sendo mais barato do que contratar o serviço oferecido por alguém pagando um valor mensal bem pequeno, mas por tempo indefinido. Ai o calculo do valor da compra comparado com o pagamento eterno sempre parecia ser mais interessante comprar do que contratar.
Estas questões certamente ainda povoam as mentes dos executivos de hoje, apesar de que já melhoramos muito em termos de cultura com relação a este aspecto. Mas comparar o custo total de aquisição com o custo total de contratação, ou pagamentos mensais por um determinado período ainda é pratica comum nas empresas e um erro de conceito que muitas vezes impede a tomada mais adequada da decisão. COMPRAR X CONTRATAR. De fato as empresas precisam de SOLUÇÃO, não de ferramentas para se obter a solução. E quando eu contrato uma solução, claro que estarei pagando pelos serviços agregados para que alguém utilizando os equipamentos necessários mais seus conhecimento me apresente a solução. É justo que eu pague por isso - "o conhecimento e entrega da solução pronta". Mal comparando seria o mesmo que eu querer pintar minha casa e comparar o custo de contratar uma empresa especializada em pintura contra o preço de comprar as tintas e materiais e eu mesmo pintar.
Para determinadas necessidades na área de tecnologia da informação, sem duvida contratar a solução traz resultados mais rápidos, mais eficientes, pois conta com a expertise do fornecedor da solução, facilidade na mudança de rumos se necessário, reposição dos equipamentos necessários em caso de falha o pane, enfim tudo isso fica por conta de quem oferece a solução. Para quem contratou o RESULTADO é o produto recebido.

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